12 de agosto de 2012

11

Endometriose

Oi divas hoje eu vou falar um pouco sobre a endometriose e como saber se você pode está com ela, o que ela é, o que você sente quando à tem, e vou contar para vocês a minha convivência com ela.




Para começar temos que ter em mente o que é o endométrio.

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.
Entendido, isso, vamos partir, para a parte de o que acontece de errado que causa a endometriose.

A endometriose ela se dar na menstruação, ao invés dela fazer o ciclo normal que é, uma boa parte do endométrio se desfazer, ele vai contra contrário, assim parte do sangue reflua através das trompas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. 
Ou pode ser um problema seja genético ou causadas por pessoas com imunidade baixa.

Vamos ao que importa, como você pode desconfiar de que pode está com uma endometriose?
Sem falar que a endometriose pode ser sintomática ou profunda

Aqui vão alguns sintomas:


* Dismenorreia – cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;
* Dispareunia – dor durante as relações sexuais;
* Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
* Infertilidade.
Mais então divas estou vivendo esse dilema eu tinha todos os sintomas e procurei uma ginecologista e disse que tinha os sintomas da dita cuja, ela simplesmente passou comprimidos para mim e meu marido tomarmos, uma pomada ginecológica.
Depois de tomar o medicamento e usar a pomada, realmente melhorava minhas cólicas, dores na hora da intimidade e tal.
Mas depois de um mês tudo voltava novamente, eu eu dizia:
Doutora eu tenho endometriose e ela sempre dizia que só seria endometriose se eu sentisse as cólicas após a "segundo semestre da menstruação" acho que era isso, ou coisa parecida.
Só sei que eu já sentia as dores a mais de 5 anos, gente é horrível, já imaginou você acordar e dormir sentindo cólicas,nos dias da menstruação?
Toda vez que vai ter seu momento de intimidade, você sente muita dor, muita mesmo!
Quando você está naqueles dias você não consegue ir simplesmente ao banheiro, dor, sangramentos intestinais e dificuldade para urinar?Como você vai acreditar que não tem nada?
Não tem como né?
Fala sério :(
Vejam uma endometriose como é:

Pois é, esse aí é a endometriose peritônio.
No meu caso a minha é a endometriose pélvica profunda, tem uma imagem abaixo, só que graças a Deus não está severa deste jeito.



Pois é divas é bem difícil, mais graças a Deus meu marido mudou nosso plano de saúde, e encontramos a minha nova doutora, e ela foi uma benção de Deus na minha vida.
O que aconteceu?
Ela me pediu o exame a CA125, uma transvaginal, hemograma completo e outros exames que são propriamente para detectar a danada.
E adivinhem....
Deu uma alteração no exame CA125 o que indicaria a endometriose, então ela me pediu para fazer outra transvaginal, e adivinhem? 
Não apareceu nada de anormal, então voltei lá no consultório e a doutora me pediu uma ressonância
 pélvica 5 dias depois estava com ela na mão, 2 dias depois fui ao consultório novamente e lá foi constatado que eu tenho sim uma endometriose.
Então divas hoje o post é para alertar vocês, muitas dizem que sentir cólicas menstruais é normal, mais nem sempre é.
Se você sentirem os sintomas que eu escrevi acima, procurem um médico logo, não façam igual a mim que esperei 5 anos.
E outra.... Se você não confiar no profissional, por ele não pedir os exames que deveria pedir, não exite procure outro profissional.
Fiquem ligadas é muito importante saber o quanto antes.
Então é isso divas kisses para vocês e até o próximo post

11 comentários:

  1. Nossa, não sabia! Muito bom esse post para nos alertar e espero que logo você fique bem!!

    Beijos e se cuida!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada flor,tenho certeza de que logo logo ficarei boa com fé em Deus.
    kisses :g

    ResponderExcluir
  3. Super importante falar de assuntos informativos. Nos mulheres temos que nos cuidar e fazer os exames regularmente. Bom você falar do que vive, assim serve de alerta. Melhoras flor!

    Bjos,

    Mony
    http://umblogsobreesmaltes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Seu post é maravilhosos, eu tbm estava com suspeita de endometriose, mas o meu é realmente um tumor no endométrio, estou me tratando e tenho certeza que logo tudo estará bem..
    tudo de bom pra vc viu? e fique sempre confiante, com fé e esperança!!
    beijossss em seu coração!!!
    Blog Cris Avolio

    ResponderExcluir
  5. Cristiane te mandei uma resposta para seu email, tenha certeza de que vai dar tudo certo, flor.
    Mony muito obrigada pela sua visita e seu comentário, estou devendo uma visitinha né? :g

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o alerta minha irmão sofre deste mal e o quanto antes tratar melhor http://mulhervaidosacom.blogspot.com.br/2012/07/sorteio-dea-brasil-cabelos-e-mulher_20.html#links

    ResponderExcluir
  7. Isso é mesmo muito complicado, existem profissionais que tiram uma onda com a gente, mas que bom que já viu do que se trata e agora é só tratar certinho né.
    Boa sorte. Obrigada pela visita, prazer receber você no bloguee.


    Beijo
    http://docepaz2012.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito Obrigada Flor <3 :)
    Boa sorte com o seu blog e espero que esteja melhor :) gostei muito deste post é sempre bom alertar as pessoas :))
    ja gostei da tua pagina no Facebook, irei aparecer + vezes nos seus cantinhos ;))
    Beijinhos tdo de bom p você <3 :)))

    Sigam ;)
    http://www.facebook.com/PearlShineMarciaNeto
    http://www.youtube.com/TheEverysoul
    http://www.modaedesabafos.blogspot.com
    http://ask.fm/PearlShine
    https://twitter.com/PearlShine1

    ResponderExcluir
  9. Oi Kátia, Elisabete e Moda e desabafo muito obrigada pelos fotos de melhoras de vocês, é muito complicado mesmo Katia tem muitos "profissionais" amadores por aí.
    :g Joyce

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.