6 de novembro de 2012

12

Meditação

Oi divas tudo certim?
Bom o post hoje é sobre algo que venho usando ao longo de uns 3 ou 4 meses , depois que descobri que tenho uma doença chamada endometriose, já falei sobre ela aqui, fiquei muito estressada, com muitos medos, paranoias, ansiosa, tudo muito normal que uma mulher que tenha esse problema venha desenvolver.
Pois bem, a Elly do blog Coisas de Laddy que já praticava meditação me falou dessa técnica, admito que no começo não levei muita fé não, mais continuei a tentar usar a meditação para me ajudar, e hoje muitos dos dias quando estou estressada, cansada ,mentalmente ou com dor, corro e pego o meu celular e vou meditar.E acreditem é o que muitas das vezes me ajuda a relaxar manter a calma e o controle,mais primeiro vamos entender o que é a meditação, vamos lá?



O que é a meditação?


A meditação é um método para familiarizar a nossa mente com objetos virtuosos. Quanto mais familiarizada com virtude, mais calma estará a nossa mente. Com uma mente calma estaremos livres de insatisfação e experimentaremos felicidade verdadeira. Se  a nossa mente estiver serena, então, mesmo que tenhamos as melhores condições externas, não estaremos livres felizes. Ao contrário, se treinarmos a nossa mente para que ela se torne serena, seremos felizes todo o tempo., mesmo nas situações mais adversas. Por esta razão é importante treinar a nossa mente por meio da meditação.
    Existem dois tipos de meditação: analítica e posicionada. A meditação analítica consiste em contemplar o significado de uma instrução de Dharma que ouvimos ou lê-mos. Analisamos o objecto utilizando linhas de raciocínio que ouvimos ou lê-mos, assim como as nossas próprias experiências sobre o tema.
 Ao contemplar profundamente, chegaremos a uma conclusão, ou geraremos um estado mental específico. Este será o objecto da meditação posicionada. Tendo encontrado o nosso objecto através da meditação analítica, nós, então, concentramo-nos nele unifocadamente  pelo maior tempo possível, para nos familiarizar profundamente com ele. 
Esta concentração unifocada é a meditação posicionada, enquanto que a analítica é chamada simplesmente de 'comtemplação'. A meditação posicionada depende da contemplação, e a contemplação depende de escutar ou ler os ensinamentos de Dharma.

Como meditar?

Bom vou dizer para vocês que essa história de que tem que está em determinadas posições para mim não funciona o ideal é você está de forma confortável.
Eu pessoalmente medito deitada, assim é mais fácil para mim relaxar, está com o corpo alinhado e em repouso total. (Fica a dica).

Quais são os benefícios da meditação?

Pesquisas recentes realizadas na universidade da Califórnia mostram que a meditação contribui até para evitar o acúmulo de gordura nas artérias, dado que se soma às recentes descobertas sobre a função preventiva da meditação nas doenças coronarianas. Outro estudo realizado por cientistas de Harvard mostrou imagens do funcionamento cerebral de meditadores regulares, obtida através de aparelhos de ressonância magnética funcional. Seguindo a coordenadora do estudo, Sara Lazar, o mesmo evidenciou alterações favoráveis em regiões cerebrais ligadas às emoções e na função cardiorespiratória. Outros estudos realizados nas universidades americanas de Stanford e Columbia evidenciaram que a meditação ajuda a baixar a pressão arterial e reduz a produção dos hormônios do estresse, cortisol e adrenalina, além de estimular a produção de endorfinas, neurotransmissores do bem estar, que são tranqüilizantes e analgésicos naturais. Graças a estas e outras descobertas, os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos patrocinam novas pesquisas sobre o efeito da meditação em diversas doenças.

Dicas para aquietar a mente:

  • Para começar bem o dia de trabalho: o seguinte exercício leva só um momento, mas pode beneficiar poderosamente o seu dia. Integre-o à sua rotina, por mais preocupado, atrasado e sufocado que se sinta. Você vai ficar renovado e centralizado.Todas as manhãs, logo que chegar ao local de trabalho, faça uma pausa. Em seguida, elabore um rápido inventário de seu corpo: há áreas de tensão no pescoço ou nos braços? Respire fundo e solte a tensão. Faça um rápido resumo das preocupações e prioridades do trabalho. Respire fundo e libere-as. Inspire fundo mais uma vez para se concentrar. Solte o ar. Agora pode começar o seu dia de trabalho.
  • Contra a insegurança: faça uma meditação simples quando estiver ansioso ou nervoso, antes de uma entrevista de emprego ou de uma prova de faculdade, por exemplo. É muito fácil e você pode fazer isso enquanto estiver caminhando. Inspire contando mentalmente até quatro. Prenda o ar e conte até 16. Solte o ar contando até oito. Repita quantas vezes achar necessário.
  • Para tomar decisões rápidas: este método tem a capacidade de diminuir a dispersão. É um ritmo respiratório que ajuda a revitalizar o organismo. Fique de pé, com os cotovelos flexionados. Inspire sem pressa, levantando lateralmente os cotovelos, e expire com força, expulsando o ar de uma só vez. Faça o exercício por 3 minutos
  • Enquanto cuida da casa: você pode meditar varrendo e limpando o chão, usando uma palavra ou frase de impacto. Lembre-se sempre de manter sua respiração ritmada. Por exemplo, pode dizer a si mesmo: "Este solo é sagrado para todos nós. Que nele haja prosperidade de abundância". Ao limpar as janelas: "Eu me abro para ver. Com isso, enxergo novas possibilidades em minha vida" 

Bom divas sei que muitas não vão acreditar de cara que a meditação surte efeitos, mais muitas sim, tem aquelas que em pode conseguir se concentrar e alcançar o benefício da meditação bem rápido, ou seja com uns três dias de tentativa, e outras que vão demorar umas semanas e até mesmo um mês, como aconteceu comigo, é só não desistir, o segredo e respirar fundo e se concentrar a sua respiração, escolher um local tranquilo e está bem confortável.



Agora vou deixar um vídeo muito bom para quem quer começar a meditar, divas é maravilhosa essa meditação guiada e muito boa para quem quer começar a praticar.



Então divas é isso, o que vocês acharam do post?Deixem seus comentários e perguntas caso tenham alguma dúvida estarei respondendo, caso eu não saiba responder estarei pesquisando para dar a resposta, kisses e até o próximo post.

12 comentários:

  1. Preciso disso, para aquietar minha ansiedade, nunca acreditei, e não tenho mt paciência, não sei se consigo.

    Blog: ansiedadefeminina.

    ResponderExcluir
  2. "Estou aqui para dizer-lhes algo
    que é absolutamente inacreditável:
    que vocês são deuses e deusas.
    Vocês se esqueceram disso."
    Osho

    ótima noite pra vc
    super beijo♥
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro meditação e fico muito feliz que tenha começado a praticar amiga!
    viver a felicidade!!
    bjs♥

    ResponderExcluir
  4. Anny vc consegue sim, eu também pensava que não ia conseguir e consegui, força flor vale a pena.
    kisses Jpyce

    ResponderExcluir
  5. Muito legal pra acalmar, e tranquilizar a mente!!
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu nao dou conta =( http://blogdavine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu faço meditação e adorei o seu post, querida. Realmente os benefícios são muitos. Beijos
    www.chocolatecommenta.com

    ResponderExcluir
  8. Aí que gostoso!!
    Acho que estou precisando disso viu!! :)
    Lindo dia para você flor.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelas palavras de carinho e incentivo..kkkk
    Olha qd criança eu fui com minha mãe no IOGA, aprende a me relaxar , meditar não, mas consigo me relaxar até hj sem pensar eme nada e me ajuda bem.
    Passando para desejar
    BOA QUINTA! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  10. Oi flor , postagem massa , seguindo seu blog , retribui , segue e comenta
    webgleicy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a dica , realmente faz bastante efeito e é sempre bom ficar relaxada , com a mente tranquila , adorei

    Querida , Já estou te seguindo,se puder retribuir vou adorar :)

    http://claudiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu faço um tipo de meditação, a yoga, e acho muito boa.
    Beijos, Gi.

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.