22 de dezembro de 2012

4

Oásis particular

Sinônimo de vitalidade e relaxamento, a água sempre foi um elemento importante para o paisagismo, presente em fontes, cascatas, chafarizes e espelhos d’ água, tanto em jardins orientais, quanto nos europeus tradicionais.

Além de aprimorar o jardim, as fontes proporcionam uma sensação térmica agradável ao ambiente, sobretudo em locais mais secos", ressalta a paisagista Gigi Botelho. Ela conta que elementos que contenham água, preferencialmente corrente, podem deixar ainda mais especial qualquer tipo de ambientação. Mas é preciso ter cuidado para combinar o estilo da fonte -seja ele moderno, neoclássico, oriental, europeu, "clean" ou barroco- com o restante do paisagismo ou ambiente.
"Não importa se o espaço é pequeno ou amplo, sempre é possível pensar na adoção de uma fonte", acrescenta o paisagista Eduardo Luppi. Ele alerta, porém, que as cascatas costumam demandar um espaço maior e são mais indicadas para ambientes externos, para que os eventuais respingos não representem um problema
Como escolher?
Para quem está interessado em ter uma fonte ornamental em casa, no quintal, no jardim ou mesmo na sala de estar, o mercado disponibiliza múltiplas opções. Há, por exemplo, peças bem pequenas, que utilizam bombas de aquário para movimentação da água, podem ser apoiadas sobre algum móvel e funcionam como um objeto de decoração em ambientes internos.
Também há as fontes montadas com pedras naturais, em diferentes estilos, e as produzidas a partir de materiais alternativos, como resina e fibra, vendidas já prontas para instalação. Uma tendência mais atual, em consonância com jardins contemporâneos mais compactos, é a das fontes montadas em vasos altos de diferentes materiais (cerâmica e aço inox, entre outros). A água, nesses casos, sai de bicas metálicas, geralmente de aço inoxidável, e escorre pelo vaso, sendo absorvida pelo piso drenante.
Fonte:UOL
Kisses e até o próximo post.

4 comentários:

  1. amei amiga,
    vc super me agradou,
    amei o post!
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantastico
    Ter um desses em casa me deixaria com tanta paz de espirito

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,seu blog é show,post muito D+ viu.Estou te seguindo e te aguardo no meu cantinho,desejo um Feliz Natal pra vc,bjs Tania Mara

    www fuxikitosecia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.