18 de novembro de 2014

2

Benefícios do Chá de Hortelã

A hortelã é uma planta herbácea da família Lamiaceae. Ela ajuda na digestão, a diminuir flatulências e a irritação no cólon. O alimento também conta com ação expectorante. Existem diversas espécies de hortelã, são mais de 25 tipos. As mais conhecidas no Brasil são Mentha Piperita, e a Mentha Spicata, mas também contamos com a Hyotis crenata. A diferença entre as espécies está no formato das folhas, dos caules, da coloração, do odor e do sabor. 



  • Evita a má digestão: A hortelã ajuda na digestão porque reequilibra a produção e concentração de ácido clorídrico estomacal e das enzimas digestivas que são essenciais para a digestão dos nutrientes. Além disso, ele é fundamental na cicatrização da mucosa gástrica e intestinal. Portanto, o alimento também ajuda em casos de enjoos. 

  • Reduz os gases: A hortelã, especialmente o chá de hortelã-pimenta, ajuda a reduzir os gases. Isto porque esta planta medicinal possui propriedades que diminuem os movimentos peristálticos do intestino, evitando a expulsão dos gases.

  •  Melhora a Síndrome do Intestino Irritável: Pesquisadores da Universidade de Adelaide, da Austrália, concluíram que o hortelã-pimenta ajuda a aliviar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável. Os resultados do estudo mostram como a hortelã ativa um canal anti-dor no cólon, acalmando a dor inflamatória no trato gastrointestinal. 

  • Ação expectorante: O mentol presente no hortelã se destaca pela ação expectorante e por isso ajuda no alívio de tosses e congestão nasal. A pessoa pode utilizar como um óleo de hortelã que será passado no corpo ou pode ingerir o hortelã em si. 

Fonte:minhavida

2 comentários:

  1. Um cha maravilhoso..minha mae sempre tomava!! e otimo sim!

    ResponderExcluir
  2. Sabe que desde de pequena amooo chá de hortelã, mas adulta confesso que já não consumo com tanta frequência, agora depois de ler sobre os benefícios vou voltar a tomar!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.