Pular para o conteúdo principal

Como manter sua coloração por mais tempo nos fios

Oi divas tudo certim com vocês?
Eu tenho visto muitas meninas pintando seus cabelos e com o tempo a coloração começa a sair ou desbotar, então resolvi trazer umas dicas para manter a coloração por mais tempo sem ter que ficar pintando sempre.


1. Acerte na aplicação

Tão importante quanto investir numa coloração de qualidade é saber usá-la corretamente. Algumas dicas: com a ajuda de um pente de cabo fino, divida o cabelo em mechas e comece a aplicação pela raiz. Só depois “puxe” para as pontas. Comece a contar o tempo de pausa depois de ter aplicado a tinta no cabelo todo, para que ela tenha tempo de fazer efeito. Além disso, vale a pena escolher uma coloração enriquecida com ativos hidratantes. “Quanto menos poroso estiver o fio depois da tintura, mais tempo a cor vai durar”, garante Rodrigo de La Lastra, do De La Lastra Cabeleireiros (SP).

2. Hidrate depois 

A maioria das tinturas já vem com creme de tratamento para usar depois da coloração, queajuda na fixação da cor. Nos salões, também existem hidratações que devem ser feitasimediatamente após a coloração. “Utilizamos ampolas que agem em minutos e formam um filme protetor ao redor do fio, selando as cutículas e impedindo que a cor desbote com facilidade”, explica Rodrigo.

3. Cuide no dia a dia 

Isso vai garantir fios brilhantes por mais tempo. Assim, é fundamental fazer a manutenção do tratamento pelo menos uma vez por semana, em casa ou no salão, com produtos específicos para cabelo colorido.

4. Proteja no banho

Vapor e água quente agridem o fio e aceleram a perda de pigmentação. “O calor dilata, faz a fibra capilar inchar abre as cutículas”, explica Rodrigo. Assim, durante o banho, recorra a um truque do expert: lave rapidamente e aplique o condicionador ou a máscara hidratante de costume. Depois, coloque uma touca plástica comum e continue o banho para, minutos antes de sair, enxaguar os fios. “Dessa forma, os danos ao cabelo serão muito menores”, ensina o cabeleireiro.

5. Use produtos específicos

Além dos xampus, condicionadores e máscaras para cabelo tinto, algumas marcas oferecemlinhas específicas para loiras, ruivas ou morenas. “Cabelo mais claro precisa de hidratação redobrada, enquanto para o ruivo e escuro o principal cuidado é com a manutenção da cor”, explica Rodrigo.

6. Não abuse do shampoo

Mesmo que o produto seja adequado às suas necessidades, se usado em exagero pode ressecar. Assim, evite despejar o cosmético da embalagem diretamente no couro cabeludo. O melhor é colocar uma ou duas porções (cada uma do tamanho de uma moeda de um real) nas palmas das mãos. Em seguida, friccione uma na outra e só então massageie os fios a partir da testa, em direção à nuca. Além disso, resista à tentação de acrescentar mais xampu ao perceber que, nessa primeira aplicação, não conseguiu obter muita espuma. “O ideal é enxaguar para, então, reaplicar. Assim, a sujeira mais grossa sai e na segunda lavagem você já pode usar menos xampu”, garante Rodrigo de La Lastra.

7. Lance mão dos tonalizantes


As adeptas de tons mais escuros e que fazem uso das colorações permanentes podem valer-se dos 
shampoo tonalizantes nos intervalos entre um retoque e outro, para ter de volta brilho e cor perdidos. Práticos e de fácil aplicação, eles garantem um bom resultado quando a cor começa a desbotar, mas a raiz ainda não cresceu o suficiente para uma nova cobertura.

8. Tire proveito da cauterização

Um dos processos mais poderosos para recuperar fios danificados pela ação das sucessivas colorações, a cauterização, feita no salão, é uma hidratação profunda, que ajuda a selar as escamas dos fios.

9. Use um bom protetor capilar

Assim como a pele, o cabelo também precisa de proteção solar, para evitar o desbotamento e o ressecamento. “Invista num produto de qualidade, que proteja contra os raios UVA e UVB, enriquecido com substâncias hidratantes”, indica Alan Medeiros, técnico da Schwarzkopf, (SP). Na praia e na piscina, use chapéus, bonés ou lenços.

10. Evite transformações radicais

É claro que vale a pena mudar o visual sempre que sentir vontade. Mas procure clarear ou escurecer as madeixas progressivamente. Os processos necessários para uma grande transformação acabam agredindo muito os fios, que ficam frágeis e ressecados. Se a vontade de tentar novos looks é constante – e ataca todo mês, por exemplo –, é bom saber que tanto o resultado quanto a duração ficarão comprometidos. “Além de não absorver tão bem a cor, o cabelo, quando poroso, perde os pigmentos mais rapidamente”, avisa o cabeleireiro Rodrigo de La Lastra.


Comentários

  1. Ótimas dicas, super úteis. Dá uma raiva quando a coloração começa com pouco tempo a sair, argh,

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes & beleza

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

Postagens mais visitadas